O certo é que devido ao caos no trânsito das grandes cidades, o deslocamento por bicicleta para distâncias de até 10 km é viável e se gasta praticamente o mesmo tempo que o automóvel. Se comparar com o transporte público então ...
Apesar desse modal conquistar novos adeptos frequentemente, ainda há uma demanda reprimida de pessoas que não utilizam a bicicleta por questões que podem ser resolvidas com certa facilidade.
E para ajudar aos que ainda não deram os primeiros passos, ou melhor, as primeiras pedaladas para usar a bike diariamente nós criamos este espaço com algumas dicas que podem ajudar. Vamos às questões:
- Qual a bicicleta mais adequada para os deslocamentos diários?
- Não existe norma, lei ou regra quanto a isso. Qualquer bicicleta serve! Porém algumas dicas podem ser úteis:
- prefira usar bicicletas mais simples e de pequeno valor. Em caso de roubo, furto ou assalto o prejuízo não será tão grande;
- bicicletas de marcha facilitam muito nas subidas como também para desenvolver velocidades maiores quando a via de trânsito (e o trânsito) permitir;
- se possível, prefira as bikes com distância entre eixos mais curta. Estas são mais ágeis para realizar manobras em espaços pequenos.
- Como fazer para evitar o suor pelo excesso de calor?
- Não espere por um milagre. Você vai suar! Principalmente em cidades mais próximas ao Equador onde as temperaturas são mais altas. Porém algumas atitudes podem diminuir a "suadeira":
- tome banho um pouco antes de começar a pedalar. Além de refrescar e resfriar o corpo, o banho "desentope" os poros da pele facilitando a troca de calor;
- utilize roupas leves! Dê preferência a tecidos do tipo dry que facilitam a evaporação e não retém tanto calor quanto os de algodão;
- evite sempre que possível pedalar vestindo calça comprida pois esta retêm o calor e dificulta a evaporação do suor. Lembre: quanto mais a superfície da pele estiver exposta ao vento, menos o seu corpo irá esquentar e consequentemente irá gerar menos calor e suor;
- programe para sair de casa com alguma antecedência para evitar pedalar rápido. Vá devagar para diminuir o esforço e gerar menos calor;
- leve uma garrafinha com água gelada. Sempre que parar nos semáforos beba uns goles para refrigerar internamente a máquina;
- se você usa manguito, uma boa dica é molhá-lo antes de iniciar a pedalada. O manguito úmido em contato com o vento resfria e ajuda a manter a temperatura do corpo mais baixa;
- instale um bagageiro em sua bike para levar a tralha. Mochila nas costas dificulta a evaporação do suor e retêm o calor gerando mais suor;
- se possível (e se houver) pedale na sombra das árvores.
- O que fazer ao chegar suado no trabalho ou outro local qualquer?
- se você se programou e saiu com alguma antecedência, ao chegar ao seu destino fique na sombra e em local ventilado por cerca de 15 min até que o corpo pare de gerar calor pelo esforço e resfrie. Esse passo é fundamental pois quando estamos pedalando, o deslocamento promove a ventilação que vai resfriando a "máquina. Ao parar cessa a ventilação e resta apenas a geração de calor.
- se houver banheiro e for viável tomar banho então essa é uma ótima opção. Claro que você necessitará estar preparado com toalha, sabonete, shampoo e mais algumas coisinhas. Se for em seu local de trabalho, você tem a possibilidade de deixar um "kit" pronto no local evitando a necessidade do ir e vir diário carregando toda essa tralha. Pode até deixar a roupa que usará no trabalho;
- se não houver possibilidade de banho, uma pequena toalha para secar o suor ajuda. Se quiser incrementar, leve duas: uma você molha e passa pelo corpo e com a outra você seca. Ou até mesmo apenas uma toalha que você espreme o suficiente para secar a pele, cabelo, etc.
- deixe para vestir a roupa "formal" (calça, camisa manga longa, etc) após sentir que o corpo já está resfriado. Ou fique em um ambiente refrigerado ou ventilado por mais alguns instantes.
- desodorante e perfume completam o serviço.
- Não tenho onde guardar a bicicleta. O que fazer? Como prender?
- Infelizmente nem todos os locais onde precisamos ou queremos ir oferece um local seguro para guardar nossas bikes. Porém algumas dicas podem ajudar:
- se você vai precisar guardar sua bike no trabalho, converse com o seu chefe ou o responsável pelo estacionamento para negociar o acesso e a guarda da mesma em um local que VOCÊ julgue ser seguro;
- se for deixar presa em algum paraciclo ou qualquer outro objeto que faça o papel de um, utilize pelo menos dois bons cadeados. Se você sempre guarda a bike no mesmo local todos os dias, então compre uma corrente bem resistente com um grande cadeado e deixe-os presos no paraciclo (ou o que quer que seja), assim você não precisará carregar um grande peso e volume na bike. Lembre de combinar antecipadamente com o responsável pelo local onde sua bicicleta ficará;
- prenda sempre pelo quadro! Ou pneus e quadro. Amarrar apenas o pneu você corre o risco de, ao voltar para pegar sua bike, estar apenas o pneu preso ao cadeado;
- se você julgar que o local não é 100% seguro, evite utilizar blocagens nas rodas ou prenda tudo: rodas, quadro, etc;
- se você utiliza uma bicicleta do tipo dobrável então terá uma grande facilidade: pode dobrar e levar embaixo do braço, dentro do carrinho do supermercado ou mesmo empurrar com a bike dobrada. Geralmente as pessoas não costumam questionar a bicicleta dobrável quando dobrada dentro dos estabelecimentos;
- lembre-se: nenhum cadeado é a prova de quebra. O que podemos fazer é dificultar ao máximo a ação do bandido.
- Acabei de decidir que a partir de amanhã eu só vou de bike para o trabalho.
- Então não vá a partir de amanhã. Deixe para começar a próxima semana:
- a partir de amanhã (ou hoje) você vai preparar seu roteiro. Estude qual o melhor caminho. Procure as ruas de menor movimento, as que possuem menos subidas, as mais arborizadas e as menos "esquisitas ou isoladas" para evitar assaltos;
- com o roteiro planejado, pegue a bike em um sábado por exemplo, e faça o percurso. Veja as dificuldades e como resolvê-las, considere rotas alternativas, verifique o tempo gasto incluindo a parada nos semáforos - é isso mesmo meu caro colega, ciclista também está obrigado a respeitar as normas de trânsito;
- com o tempo e a prática você irá encontrar mais possibilidades de caminhos e atalhos e aquela subida que tanto incomodou no início será "fichinha".
- Qual deve ser a minha postura nas vias de trânsito?
- Regra número um: quem faz o trânsito é você! Esteja de carro ou bicicleta, respeite as leis, normas e regras de trânsito.
- respeite os demais usuários da via, seja cordial e educado.
- não aceite provocações! Deixe os nervosos passarem e não discuta mesmo se estiver certo. Você pode até ter razão, mas para pessoas loucas a sua vida não vale nada!
- não pedale sobre calçadas ou sobre as faixas de pedestres. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro - CTB -, o ciclista empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres;
- sinalize com os braços a sua intenção de entrar a direita e esquerda: basta estender o braço na direção que deseja;
- use espelho retrovisor. É FUNDAMENTAL;
- seja cordial e educado: agradeça e sorria! Essa é a melhor forma de estimular as boas práticas por parte dos demais usuários do trânsito;
- não pedale pela contra-mão. Em cruzamentos os motoristas olharão somente para a direção de onde vem os carros e não vendo você no sentido contrário, ao sair com seus carros irão atropelar você (e a culpa será sua!);
- pedale pelo bordo direito da via. Mas atenção! Não permaneça "colado" ao meio-fio. Além de a sujeira ficar ali acumulada, você dará a falsa impressão aos motoristas que há espaço para você e ele na mesma faixa. Ao realizar a ultrapassagem o motorista irá tirar uma fina do seu guidão podendo até mesmo bater e te jogar no chão (ou sob algum pneu em movimento). Guarde cerda de 1 m do meio-fio ou adote a regra do 1/3 (um terço) da largura da faixa de rolagem obrigando o motorista a ter que ir para a outra faixa ou pelo menos por duas rodas do carro na faixa vizinha ao realizar a ultrapassagem. E deixe que reclamem;
- a única exceção: seja prudente sempre, procure sempre cumprir o que diz o CTB porém se você julgar que mesmo fazendo tudo certo a via não oferece segurança para você e não há outra opção de caminho, então use o bom senso, respeite os demais usuários da via, em especial o pedestre e siga por onde julgar mais viável. Não seja um mártir!
- Como fazer para estar visível no trânsito? Quais equipamentos de segurança devo usar?
- durante o dia utilize roupas de cor que chamem atenção. Esteja brega ou cafona se for necessário. A regra aqui é chamar atenção para ser visível;
- a noite use roupas de cor clara, piscas ou refletores de cor vermelha na parte de trás e na frente pisca de cor branca ou farol apropriado para bicicleta;
- recomendo também a utilização de coletes refletores como aqueles que vendem em lojas de material de segurança em formato de "X";
- use também refletores na lateral da bicicleta presos aos raios ou até mesmo aquelas fitas refletivas muito utilizadas em caminhões;
- pedale SEMPRE com capacete;
- use luvas. Ao cair a primeira parte do corpo que vai para o chão (instintivamente) são as mãos;
- não circule por avenidas de grande tráfego. Se necessário desça da bike e empurre-a pela calçada;
- use retrovisor do lado esquerdo e/ou preso ao capacete (há retrovisores projetados especificamente para este fim).
A sua segurança no trânsito também é de responsabilidade dos nossos gestores. Infelizmente nada ou muito pouco é feito para promover a segurança dos usuários da bicicleta cabendo a nós, ciclistas, zelar pela nossa integridade. Isso só mudará com a nossa iniciativa em cobrar e exigir dos nossos gestores que cumpram e façam cumprir o que as leis já nos garantem. Participe das associações ou grupos de pessoas que buscam um trânsito mais humano e uma cidade verdadeiramente para as pessoas.