Recomendações para a instalação de bicicletários e paraciclos.
Paraciclos: é o suporte físico onde a bicicleta pode ser presa através de correntes ou cadeados propriados.
Bicicletário: é o local onde ficam os paraciclos. São cercados, podem possuir cobertura, controle de acesso e alguns serviços como ferramentas, remendos, café, etc.
Considerações gerais:
- Paraciclos devem ser instalados em locais de grande movimento e circulação de pessoas. Preferencialmente próximos aos acessos onde podem ser visto por todos.
- Devem estar sinalizados e, se próximos a estacionamentos, preferencialmente separado por alguma barreira física para evitar o contato carro x bicicleta.
- Devem ser fixados no chão de modo que seja impossível arrancá-lo com a força humana ou retirado com algum tipo de ferramenta.
- O paraciclo deve proporcionar pelo menos dois pontos onde prender a bicicleta.
- Não deve ser do tipo de prender pela roda ou pendurar.
- O paraciclo metálico em formato de "U" invertido ou variação deste princípio é o mais recomendado.
- Não deve ser instalado em locais isolados ou com pouco movimento de pessoas. Isso estimula o furto.
- Bicletários devem ser cercados com altura suficiente para impedir que uma pessoa pule, preferencialmente cobertos e com controle de acesso.
- Adotando as recomendações do item anterior, não é necessário estar próximo aos locais de acesso porém não devem estar isolados, escondidos ou longe da circulação de pessoas.
- Podem conter alguns acessórios como ferramentas, bombas de ar, chuveiro, vestiário e bancos.
- Dependendo do que será oferecido, poderá ser cobrada uma taxa de manutenção dos usuários.
Recomendamos a adoção do padrão apresentado pela cartilha abaixo elaborada pela Associação Transporte Ativo:
Avaliação de bicicletários e paraciclos existentes:
Nordestão Cidade Jardim
Pontos positivos
- Excelente fixação, material resistente, bom acabamento, bem sinalizado, segue as normas recomendadas, espaçamento correto, permite boa fixação e encosto de duas bicicletas.
Pontos Negativos
- Distância do acesso principal, visível para quem passa na rua tornando-o convidativo ao furto.
Recomendamos o uso deste paraciclo porém com a utilização de pelo menos dois bons cadeados. Não deixe acessórios na bicicleta.
Natal Shopping
Os aspectos mais fracos são o acesso e os paraciclos. Estes últimos necessitando de adequações como a adoção do modelo em "U" invertido como os presentes no Supermercado Nordestão Cidade Jardim.
Os paraciclos atuais não atendem a todos os tipos de bicicletas. O modelo adotado que prende pela roda, além de não ser seguro, pode danificar frios a disco, empenar aros e impossibilitar que bicicletas com aro 20" se utilizem dos mesmos.
Falta muito pouco para o bicicletário do Natal Shopping ser verdadeiramente "bike friendly".
A ACIRN recomenda:
- A adoção de paraciclos de acordo com o manual da Associação Transporte Ativo
- Construir um acesso para bicicleta
- Isolar do estacionamento para as motos
gostei e aprovo o bicicletario do nordestão. já o da ufrn do centro de tecnologia,faltou fixar-lo melhor ao chão.
ResponderExcluirNesse foto do bicicletário do Nordestão tá desatualizada. Hoje temos um bem melhor. Ganhos para o ciclista trabalhador .
ResponderExcluirPreciso falar com alguém pra fazer um orçamento de um bicicletário para o condomínio que resido no Planalto
ResponderExcluirMeu contato 98714 1807 Alexandre
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