Bicicletários


Recomendações para a instalação de bicicletários e paraciclos.


Paraciclos: é o suporte físico onde a bicicleta pode ser presa através de correntes ou cadeados propriados.

Bicicletário: é o local onde ficam os paraciclos. São cercados, podem possuir cobertura, controle de acesso e alguns serviços como ferramentas, remendos, café, etc.

Considerações gerais:

  1. Paraciclos devem ser instalados em locais de grande movimento e circulação de pessoas. Preferencialmente próximos aos acessos onde podem ser visto por todos. 
  2. Devem estar sinalizados e, se próximos a estacionamentos, preferencialmente separado por alguma barreira física para evitar o contato carro x bicicleta.
  3. Devem ser fixados no chão de modo que seja impossível arrancá-lo com a força humana ou retirado com algum tipo de ferramenta.
  4. O paraciclo deve proporcionar pelo menos dois pontos onde prender a bicicleta.
  5. Não deve ser do tipo de prender pela roda ou pendurar.
  6. O paraciclo metálico em formato de "U" invertido ou variação deste princípio é o mais recomendado.
  7. Não deve ser instalado em locais isolados ou com pouco movimento de pessoas. Isso estimula o furto.
  8. Bicletários devem ser cercados com altura suficiente para impedir que uma pessoa pule, preferencialmente cobertos e com controle de acesso.
  9. Adotando as recomendações do item anterior, não é necessário estar próximo aos locais de acesso porém não devem estar isolados, escondidos ou longe da circulação de pessoas.
  10. Podem conter alguns acessórios como ferramentas, bombas de ar, chuveiro, vestiário e bancos. 
  11. Dependendo do que será oferecido, poderá ser cobrada uma taxa de manutenção dos usuários.
Recomendamos a adoção do padrão apresentado pela cartilha abaixo elaborada pela Associação Transporte Ativo:

Avaliação de bicicletários e paraciclos existentes:

Nordestão Cidade Jardim


 Pontos positivos

  • Excelente fixação, material resistente, bom acabamento, bem sinalizado, segue as normas recomendadas, espaçamento correto, permite boa fixação e encosto de duas bicicletas.

Pontos Negativos

  • Distância do acesso principal, visível para quem passa na rua tornando-o convidativo ao furto.
Recomendamos o uso deste paraciclo porém com a utilização de pelo menos dois bons cadeados. Não deixe acessórios na bicicleta.


Natal Shopping


Apesar de não ser o ideal por dividir o espaço com o estacionamento para motos, o bicicletário do Natal Shopping tem a segurança como um ponto forte. Situado muito próximo ao acesso do estacionamento do subsolo, sempre há seguranças presentes e muita movimentação de pessoas.


Os aspectos mais fracos são o acesso e os paraciclos. Estes últimos necessitando de adequações como a adoção do modelo em "U" invertido como os presentes no Supermercado Nordestão Cidade Jardim.
Os paraciclos atuais não atendem a todos os tipos de bicicletas. O modelo adotado que prende pela roda, além de não ser seguro, pode danificar frios a disco, empenar aros e impossibilitar que bicicletas com aro 20" se utilizem dos mesmos.

O acesso às bicicletas é feito pelas brechas do acesso para as motos. É desconfortável e exige uma certa perícia para entrar com a bike na cancela da entrada. Já na cancela da saída, ferros colocados juntos a base da cancela impossibilitam completamente o acesso ou saída com bicicleta.

Falta muito pouco para o bicicletário do Natal Shopping ser verdadeiramente "bike friendly".

A ACIRN recomenda:
  1. A adoção de paraciclos de acordo com o manual da Associação Transporte Ativo
  2. Construir um acesso para bicicleta
  3. Isolar do estacionamento para as motos




4 comentários:

  1. gostei e aprovo o bicicletario do nordestão. já o da ufrn do centro de tecnologia,faltou fixar-lo melhor ao chão.

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  2. Nesse foto do bicicletário do Nordestão tá desatualizada. Hoje temos um bem melhor. Ganhos para o ciclista trabalhador .

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  3. Preciso falar com alguém pra fazer um orçamento de um bicicletário para o condomínio que resido no Planalto

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