quarta-feira, 13 de março de 2013

Seminário discute mobilidade urbana


Parece que, finalmente, as autoridades de Natal acordaram para o problema da mobilidade urbana na região metropolitana da Capital do Estado. Isso, porque além do trabalho dos parlamentares, na próxima segunda-feira, vai ser realizado um seminário com o objetivo, justamente, de debater a Lei de Mobilidade Urbana e a necessidade dos projetos locais de serem adaptados a ela para poder ser aprovados pelo Governo Federal na hora da liberação de recursos.
Até porque, segundo a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), soluções para esse problema existem e os recursos também. “O que falta é vontade política e a decisão de todo mundo sentar em torno de uma mesa e resolver o problema, até porque sozinho, ninguém chega a lugar nenhum”, resumiu o presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras.
Para reunir interessados em discutir soluções para os problemas da Mobilidade Urbana na Grande Natal, a Fetronor juntou-se ao Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e à Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal, para realizar na próxima segunda-feira (18), um seminário para discutir a Lei da Mobilidade Urbana.
“A Lei 12.587/2012 é uma espécie de constituição para o setor de transporte e de trânsito no Brasil. As novas regras estão definidas por ela e é para discutir como aplicá-las que nós estamos trazendo a Natal especialistas que nos ajudem a conhecer e colocar em prática o que diz a lei”, explica Eudo Laranjeiras.
O encontro reunirá especialistas nacionais, pesquisadores, professores universitários, especialistas e estudiosos do assunto, prefeitos e vereadores, secretários e técnicos da capital e da Grande Natal no auditório do Sest/Senat Natal, para discutir Mobilidade Urbana e Região Metropolitana. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.
O seminário será aberto às 9:00h, com uma palestra do engenheiro João Alencar Oliveira Júnior (Ministério das Cidades) e um dos autores da Lei da Mobilidade Urbana, seguida de debate entre os presentes sobre os aspectos legais e as obrigações de municípios, estados e Governo Federal.
Duas outras mesas serão realizadas no período da tarde, a partir das 14 horas. Na primeira, o professor e pesquisador Juciano Martins Rodrigues, do Observatório das Metrópoles, que coordenou o estudo “Metrópoles em números: Crescimento da frota de automóveis e motocicletas nas metrópoles brasileiras 2001/2011″.
Na segunda discussão, o superintendente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, José Carlos Xavier Grafite fala sobre os aspectos institucionais para a implantação de um sistema integrado de transporte público para as regiões metropolitanas, a partir da experiência de Goiânia.
O seminário sobre a Lei 12.587/2012: Mobilidade Urbana e Região Metropolitana é uma promoção do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal e Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor).
O evento também contará com a participação de representantes da OAB/RN, Departamento de Estradas de Rodagem/Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Parlamento Comum da Região Metropolitana.
Serviço
Seminário discute Lei de mobilidade urbana
Quando: 18.03.13 (segunda-feira)
Horário: 9h00
Local: auditório do Sest/Senat Natal
(Av. Omar O’Grady - prolongamento da Prudente de Morais) - Pitimbu
Inscrições: gratuitas/vagas limitadas
Contato:
(084) 3234-2493

Fonte
http://jornaldehoje.com.br/seminario-discute-mobilidade-urbana/

Nenhum comentário:

Postar um comentário