quarta-feira, 18 de maio de 2011

Audiência Pública realizada: 18/05/2011

Segue a matéria publicada no sítio da Câmara Municipal de Natal:

18/05/2011 00h00 - Audiência

Sociedade cobra construção de ciclovias em Natal


Arquivo para Download
Audiência pública reuniu federações de desportistas, líderes sociais e representantes da Prefeitura.
A Câmara Municipal de Natal discutiu mobilidade urbana e a importância de ciclovias em Natal durante audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (18) por proposição do vereador George Câmara (PCdoB). Participaram dos debates representantes da Federação Norte-Rio-Grandense de Ciclismo e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), além de desportistas e líderes de movimentos sociais organizados.

“O deslocamento das pessoas nas grandes cidades é um fator fundamental e os gestores públicos precisam ter um olhar coletivo sobre esse tema”, explicou George Câmara, ressaltando a importância debater a questão da mobilidade urbana na CMN. “Hoje andar de bicicleta em Natal virou um risco de morte. Precisamos estruturar a nossa cidade com ciclovias e incentivar hábitos saudáveis”.

Sônia Cardoso, presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Ciclismo, disse que a implantação de uma política de valorização do ciclismo em Natal vai ajudar a desenvolver educação, esporte e saúde. “É um debate que envolve todas as classes sociais porque todos se preocupam com qualidade de vida. A bicicleta é uma alternativa limpa e econômica para o transporte. Temos que informar a população sobre esses benefícios”, afirmou a presidente Sônia Cardoso.

O representante da SEMOB, Fernando Gonçalves de Melo, informou as ações da Prefeitura na área de mobilidade urbana. “Desenvolvemos o Plano Cicloviário de Natal que conta com a construção de ciclovias e ciclo faixas”, destacou. Na ocasião, ele entregou uma cópia da proposta de Execução do Plano Cicloviário de Natal ao vereador George Câmara.

Também participaram da audiência pública os vereadores Julio Protásio (PSB) e Raniere Barbosa (PRB).

AUDIÊNCIA PÚBLICA DO DIA 18 DE MAIO DE 2011

Recebi do Presidente da ACIRN, Haroldo Mota, via e-mail, um resumo do que foi a audiência:

"Plano cicloviario
Os debates foram presididos pelo vereador George Câmara, em seu discurso frisou que andar de bicicleta em Natal virou risco de morte e a cidade precisa se estruturar com ciclovias, incentivando assim hábitos saudáveis para a população; Maria Gerlane do IFRN, que havia feito uma campanha para ciclovias na cidade, entregou o documento com oito mil assinaturas para o vereador; o engenheiro Fernando, representando a Secretaria da Semop do município, entrega para o vereador George um documento da “Proposta do Plano Cicloviario para a cidade de Natal”; Sonia Cardoso, presidente da Federação de Ciclismo do RN, Santiago representando a Bike Tirol; Marcos Lemos, representando a Bicicletada Natal e Haroldo Mota, representando a Acirn e a OnG Baobá. Depois que todos falaram da importância dessa audiência e do uso da bicicleta, foi passada a palavra para os vereadores presentes.  
Ciclovia já
O vereador Júlio Protásio lançou sua proposta de “Ciclovias Já” e chamou a atenção da sociedade para a qualidade do óleo dieesel que é vendido pela Petrobras na cidade e o vereador Raniere Barbosa chamou a atenção dos investimentos da prefeitura com relação do uso da bicicleta na cidade e falou também sobre a construção do prolongamento da Prudente de Morais onde observou que não há  vias expressa para bicicletas.
Em seguida foi a vez de Francisco Iglesias, representado a Aspon e discorreu sobre as inúmeras vantagens da implantação de ciclovias para a cidade.
Logo após, Sr. Enilson Araujo, diretor do campus da IFRN, que enalteceu o trabalho de Maria Gerlane na luta pela construção do documento das assinaturas, transcorrendo no ápice desta audiência.
Larissa Lorena, do grêmio do IFRN, fez lembrar o dia 18 de maio em comemoração ao dia dos povos indígenas da América; o Sr. Josmar da loja Bike Aventura, fez um fervoroso discurso por ciclovias; o Sr. Magnus, assessor do vereador Edivan Martins, fala do planejamento ferroviário/cicloviario; o Sr. Armando do Ciclistas em Movimento, contempla uma parceria com a IFRN para um fórum permanente sobre o movimento;  Renato Galdino, lembrando os últimos acidentes envolvendo ciclistas; Rodolfo Alves que discorreu sobre as praças em Ponta Negra e também da greve dos ônibus, correlacionando os assuntos com a bicicleta; Toni do Movimento dos combustíveis mais barato já, fala da importância dos movimentos sociais; Prof. Roderick Fonseca, do IFRN, lembra o infinito uso da bicicleta na Alemanha quanto por lá morou; Sandra Almeida da Acirn, contribui com proposta de sinalização para cidade.
Prefeito do Povo
Foram mais de 15 pessoas que falaram e por fim o intitulado “Prefeito do Povo” Sr. Ridalvo Felipe, representando o Jornal o Público, fez uma ótima sugestão a prefeitura de Natal, em criar o “Vale Bicicleta”, pela distribuir de 10.000 bicicletas para a população da cidade.
Por fim o vereador George Câmara convoca algumas pessoas para dar continuidade no trabalho, que esta sendo desenvolvido em seu gabinete, com a presença do advogado Sr. Saddock, na elaboração do projeto que irá apresentar
a Câmara Municipal em decorrência do projeto de lei do vereador Edivan Martins.
Em nossa contribuição final, frisamos que é necessário uma política cicloviario estadual que integre todo o estado nessa malha expressa. Benilton Lima, do grupo Rapadura Biker já me avisou que fará essa articulação política.
A luta continua".

Nenhum comentário:

Postar um comentário