sexta-feira, 10 de julho de 2015

Reunião na STTU

Esta reunião ocorrida em 09 de julho de 2015 teve como objetivo conversar com a área técnica da STTU sobre detalhes das ciclovias que estão sendo projetadas para o Bairro Ribeira entre outras questões.

Solicitamos este encontro após saber que no projeto de alguns trechos de ciclovia estava previsto o alargamento de calçadas para colocar sobre estas, as vias cicláveis ao invés de apenas segregar, sinalizar e recuperar quando necessário a pavimentação das ruas.
Carlos Milhor, José Canuto, Neide e Márcio Soares estiveram presentes e fizeram suas observações.
Abaixo o resumo da reunião muito bem elaborado por Carlos que está prestando um excelente trabalho à causa ciclística.

Texto de Carlos Milhor

"Resumo resumido da reunião de hoje dia 09/07/15 na STTU com a arq. Fátima Arruda.
Ela nos apresentou o traçado do projeto das ciclovias no chamado Circuito Ribeira.
O projeto está entrando na fase de definição do traçado da ciclovia com mais detalhes, partindo dos cruzamentos para depois traçar as ciclovias no restante da área.
Esse circuito compreende:
Contorno
Largo do Teatro – Rua Henrique Castriciano
Rua Almino Afonso
Rua Tavares Lira
Rua Chile
Travessa Aureliano Medeiros
Rua Olavo Bilac
Rua Januário Cirio
Rua São João de Deus
Esplanada Silva Jardim

O projeto está inserido num contexto de intervenção urbana a ser realizado pelo Iphan. Não temos os detalhes deste projeto por isso sugerimos uma visita ao Iphan para esclarecimentos e para que os projetos de intervenção não entrem em conflito com as propostas de ciclovias.

A arq. Fátima Arruda já está desenvolvendo o projeto baseado nas propostas do Iphan, mas achamos que nossa colaboração será boa para ambos os lados, tanto para o Estado quanto para a Prefeitura, pois alguns pontos precisam ser compatibilizados.

Três pontos foram frisados nessa reunião:
1.não utilizar ciclovia no nível da calçada dando preferência para manter a ciclovia no nível da rua, observando apenas que alguns trechos possuem piso de Largos e Praças que vão de um lado a outro da via, nestes casos a ciclovia mantém seu curso sobre o piso proposto. Vamos negociar com o Iphan para que nesses casos somente o trecho da ciclovia seja feito com piso liso, ou seja, diferente do piso do largo ou praça. Desta forma ajudamos a destacar a passagem de ciclistas e utilizamos um piso mais adequado. Lembrando que isso gera uma interferência no projeto do piso, por isso teremos que negociar.
2. a arq. Fátima nos disse que está prevendo a utilização de tachões com “olho de gato” nesses trechos projetados, justificando que as vias são de transito local e a velocidade reduzida. A justificativa também tem relação com a estética do espaço urbano. Para que seja respeitado temos que propor campanhas educativas e orientação aos usuários da via de maneira constante. Propomos que seja utilizado um elemento de separação entre ciclovia e automóveis, no modelo a ser utilizado na UFRN, para vias de tráfego intenso, principalmente em avenidas.
3.Frisamos a necessidade de se utilizar piso liso nas ciclofaixas e/ou ciclovias. Solicitamos também que o termo “bloco intertravado” seja retirado do texto do Plano Cicloviário de Natal e substituído por “piso liso”.
4.Solicitamos ao arq. Walter Pedro que a USAG nos encaminhe o termo de referência do projeto executivo do plano cicloviário. Estamos aguardando. Se não chegar até amanhã, vou ligar novamente cobrando este documento.

A arq. Fátima nos avisou sobre o Seminário Ribeira em Foco que vai acontecer nos dias 16 e 17 deste mês no SESC Cidade Alta.

Esse seminário tratará de assuntos de várias secretarias que estarão apresentando seus projetos para a cidade. A intenção do prefeito é dar andamento à ideia da criação de um grupo chamado Grupo Coopere que deverá trabalhar de forma conjunta, um tipo de coordenação de projetos da prefeitura para as intervenções físicas e de ordenamento da cidade. Espero que isso dê certo, pois há uma necessidade desses órgãos trabalharem em conjunto, pois hoje são desarticulados e as propostas de uma secretaria muitas vezes entra em conflito com as propostas de outra.

Próximas ações:
1.Reunião com superintendente do Iphan, arq. Andreia.
2.Participar deste Seminário Ribeira em Foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário