segunda-feira, 8 de junho de 2015

Reunião na STTU

O objetivo principal desta reunião ocorrida hoje (08/06/2015) foi tratar da implantação de vias cicláveis em Natal.
Participaram da reunião: J. Canutto; Carlos Milhor; Márcio S. Leite; Haroldo Mota; Carlson Souza; Josmar; Carlos Camboim; Leonardo Sinedino; Renato Galdino; Neide Araújo.

Pauta da Reunião: início da execução do Plano Cicloviário.
Pontos principais:
  1. O Termo de Referência para a consulta de preços e posterior licitação das obras cicloviárias deve estar pronto, sendo que arquiteto da STTU, Sr. Walter Pedro deve confirmar por e.mail. Com o Termo de Referência pronto seguirá para coleta/pesquisa de preços e posteriormente ao CPL para abrir o processo licitatório de contratação de empresa para o projeto executivo do plano cicloviário como um todo. Os prazos são muito variáveis, mas a tomada de preços pode levar em torno de 45 dias.
  2. Sobre a publicação relativa à liberação da verba do Orçamento Participativo: Ranieri vai verificar se a verba referente às solicitações dos vereadores foi liberada e aproveitará para solicitar informações sobre a verba da ciclovia. Mesmo assim frisou a necessidade de fazermos uma visita ao O.P. para verificarmos como está o andamento da questão. Disse ser possível pedir prioridade para liberação desta verba para as ciclovias.
  3. Walter Pedro disse que há possibilidade de utilizar verba de sinalização viária para iniciarmos o processo de pintura de faixas cicloviárias na cidade. A partir desta idéia fizemos várias proposições, incluindo a proposta de educação levantada por Neide. Neste ponto fizemos referência ao projeto de aluguel de bicicletas solicitado pelo secretário de esportes Eduardo Machado, e que foi encaminhada ao Itaú para análise. Neste projeto fizemos a proposta de via compartilhada na Av. Prudente de Moraes,  sendo duas faixas (as da direita da via nos dois sentidos) prioridade para o ciclista com pintura de faixas e sinalização vertical e horizontal, sendo que  aos domingos e feriados essas faixas serão exclusivas para bicicletas. Foi proposto que será estudada uma proposta semelhante na zona norte.
  4. Os ciclistas deverão fazer a análise do local mais apropriado para a implantação dessa ideia na zona norte. Portanto há grande possibilidade de início da pintura de faixas durante o processo de licitação do projeto executivo para o Plano Cicloviário, ou seja, como é um processo demorado teremos a pintura das faixas já sendo iniciadas pela STTU (Av. Prudente de Moraes na zona sul e uma via a ser estudada na zona norte).
  5. Outras questões foram colocadas com relação à educação: incluir o ciclista no treinamento existente (na STTU) para taxistas, motoristas de ônibus, dentre outros. A ACIRN já havia falado com a secretária Elequicina sobre isso e o assunto deve ter continuidade dentro desse contexto do plano cicloviário. Também devemos levar esta idéia para às auto escolas através do DETRAN ou órgão responsável.
  6. Manutenção da ciclovia que passa pelo Parque da Cidade: temos que solicitar uma reunião com o DER para verificarmos se está na competência deste órgão fazer a manutenção desta via, principalmente recuperação do asfalto e pintura da ciclovia. A limpeza e iluminação já é realizada pela prefeitura.
  7. Devemos verificar com vereador Sandro Pimentel o valor da verba que ele disponibilizou para um trecho de ciclovia que inclui a Ponte de Igapó, para que seja aplicada durante a execução do Plano Cicloviário como prioridade;

Próxima reunião será marcada para daqui a 15 dias, ou seja, 22 de junho e tem como pauta:

  1. Walter Pedro vai comunicar sobre a ordem de serviço de sinalização verificando o prazo para iniciar a pintura de faixas cicloviárias.
  2. Definição sobre a faixa compartilhada da Av. Prudente de Moraes. A proposta do secretário Eduardo Machado deve ser estudada pela STTU, ou seja, aos domingos e feriados a possibilidade de se utilizar cones e pessoal trabalhando no apoio aos ciclistas. Será importante a participação dele nesta reunião para colocar suas idéias na mesa.
  3. Os ciclistas deverão levar proposta de qual via da Zona Norte deverá ser contemplada como sendo de via compartilhada durante a semana e exclusiva nos finais de semana. Devemos fazer esse estudo antes dessa reunião do dia 22. Importante a participação de algum líder dos ciclistas ou usuário de bicicleta da zona norte para ajudar nesta escolha. Alguém conhece?

Nenhum comentário:

Postar um comentário