sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Dia Mundial sem Carros 2014



- Você sabe qual o sentido de O Dia Mundial sem Carros?
- Sei não. É para ser proibido usar o carro neste dia?
- Não, não. Nada disso. Este é um dia dedicado a reflexão relacionada a real necessidade de usar o carro. É um momento de experimentar não usá-lo!
- Como assim?
- Neste dia as pessoas podem experimentar deixar o carro em casa e caminhar 10 min para ir a padaria, ou pegar um ônibus para trabalhar ou, ainda, ir de bike ao trabalho.
- E o que se ganha com isso?
- Acredite: irão perceber que é possível fazer muitas coisas sem usar o carro. Verão que as distâncias não são tão grandes, ficarão surpresas ao descobrir uma cidade diferente mesmo trafegando pelas mesmas ruas de todos os dias. Verão "pessoas" e com estas poderão interagir. Perceberão o quanto é mais fácil fazer compras em diversos locais sem ter que se preocupar procurar vaga para estacionar.
Enfim, é um dia para voltar a ser pedestre e ver uma "cidade para as pessoas"!

Semana do Trânsito


Este ano a Semana do Trânsito ocorrerá entre os dias 21 e 27 de setembro tendo o seu auge no dia 22 de setembro - Dia Mundial Sem Carros. Como sempre iremos realizar algumas atividades para estimular a reflexão para a necessidade de se utilizar mais a cidade, que esta seja voltada para as pessoas e, principalmente, para perceber o quanto estamos viciados ao uso do carro.

Programação:



Aproveitando o momento político decorrente das eleições 2014 a OAB realizará um debate com os candidatos ao governo do Estado com o tema:

"Mobilidade no RN: diálogos com os candidatos ao Governo"

O debate acontecerá na segunda-feira, 22 de setembro de 2014 as 17:00 h no auditório da OAB e nós, ciclistas, estamos oficialmente convidados a participar. Vamos com nossas bicicletas mostrar aos candidatos que mobilidade urbana não se faz somente através de carros!

Na terça-feira, 23 de setembro o Movimento Bicicletada realizará a Vaga Viva ocupando o espaço de uma vaga de carro com uma instalação para mostrar como poderia ser aquele espaço se não tivéssemos tantos carros lotando as ruas.

Na quarta-feira, 24 de setembro as 05:00 h estaremos no posto fiscal da Polícia de Trânsito situado na Av Felizardo Moura, próximo a Ponte de Igapó realizando uma blitz voltada para os ciclistas distribuindo panfletos educativos.

Quinta-feira, 25 de setembro as 18:00 h na esquina do Shopping Midway Mall será dada a largada para o Desafio Intermodal onde a velocidade de deslocamento de carros, bicicletas, motos e ônibus será comparada.

E fechando com chave de ouro teremos na Sexta-feira, 26 de setembro as 19:00 h, também na esquina do Shopping Midway Mall a nossa bicicletada com muita animação, energias positivas e divulgação e educação da bicicleta como modal de transporte.

Serviço:

Semana do Trânsito e Dia Mundial Sem Carros.
Data: 21 a 27 de setembro de 2014

Programação geral:

22/09/2014 - 17:00 h = debate com os candidatos ao Governo do RN no auditório da OAB (Av Câmara Cascudo, 478 - Cidade Alta. Natal/RN)
23/09/2014 = Vaga Viva. Local e horário a definir e divulgação posterior
24/09/2014 - 05:00 h = blitz com os ciclistas no posto da CPRE situado na Av Felizardo Moura próximo à Ponte de Igapó
25/09/2014 - 18:00 h = Desafio Intermodal saindo da esquina do Midway até o supermercado Extra na Av Eng Roberto Freire
26/09/2014 - 19:00 h = Bicicletada. Concentração na esquina do Midway e destino a definir no momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário