segunda-feira, 7 de abril de 2014

Audiência Pública sobre campanha cicloeducativa
























A ACIRN participou hoje (07 de abril de 2014) de Audiência Pública na Câmara Municipal de Natal com o tema Políticas Cicloeducativas no Município de Natal que teve como propositor o Vereador Sandro Pimentel.

Formando a mesa estavam o Vereador Sandro Pimentel que dirigiu os trabalhos, representantes da ACIRN, Conselho Municipal de Política Cicloviária (CMPC), DETRAN e SEMOB. Na plateia vários ciclistas representando grupos de ciclistas como: Bicicletada, Os Arrastados e Pedal Urbano. Estavam ainda representadas as ONGs ASPOAN e Baobá.

Ao início dos trabalhos os representantes da ACIRN e CMPC fizeram uma explanação sobre a necessidade de uma campanha educativa séria para a segurança dos usuários de bicicleta na cidade. Em seguida foi dada a palavra para as representantes da SEMOB e DETRAN que explanaram o que estes órgãos estão fazendo atualmente relacionado a campanhas educativas de trânsito. Infelizmente em nenhuma das falas foi constatado o ciclista como foco das campanhas.

Aberto o debate Márcio Leite questionou e sugeriu a instalação de sinalização de trânsito voltada para informar aos usuários das vias sobre o compartilhamento veículo x bicicleta e solicitou que fosse aplicado e se haveria possibilidade de haver um prazo para a instalação desta sinalização.

Neide sugeriu a aplicação nas provas do DETRAN de questões relacionadas aos ciclistas como também a inserção de disciplinas específicas nas auto-escolas.

Nada de muito concreto ficou definido que será aplicado porém a representante do DETRAN, a pedido do Vereador Sandro Pimentel, se prontificou a agendar uma reunião para verificar a possibilidade de incluir nas campanhas de trânsito em andamento o tema ciclistas no trânsito.

Sandro Pimentel com o apoio do Vereador George Câmara informou que no dia seguinte ao da presente audiência iria solicitar ao Presidente da CMN a instalação de paraciclos nas dependências da CMN como forma de dar o bom exemplo aos demais órgãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário