quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Pedalando em grupo

Pedalar em grupo é, sem dúvida, uma das formas mais prazerosas e seguras de praticar o ciclismo. Seja na estrada ou no meio urbano.

Entre os benefícios podemos citar o encontro com os amigos da mesma forma que é uma oportunidade para conhecer novas pessoas com o mesmo interesse em comum, segurança - inibe os bandidos e os motoristas costumam respeitar mais o grupo que um ciclista sozinho; auxílio em caso de acidente ou quebra.

Porém alguns cuidados devem ser observados para o bem estar e a segurança do grupo. Diria até não se tratar somente de cuidados, mas também de alguma ética ao pedalar em meio a diversos outros ciclistas.


  1. Ponto fundamental: se há um líder na frente não o ultrapasse. O líder geralmente é o responsável em guiar o grupo pelo roteiro definido e manter uma velocidade compatível de forma a manter todos juntos.
  2. Da mesma forma que pode haver um líder guiando o pelotão, geralmente há um "vassoura" que fica por último e se comunica com o líder através de um rádio. Mantenha-se sempre na frente do "vassoura" pois este é responsável em não deixar ninguém para trás ou, se o seu pneu furar, será ele quem avisará ao líder para parar e aguardar até que o reparo seja feito.
  3. Pedale sempre de forma suave. Não faça manobras bruscas. Seja previsível. Não faça zigue-zague. Lembre-se que há um colega logo mais atrás de você ou do seu lado e que uma imprudência pode levar você, seu vizinho e boa parte do grupo ao chão!
  4. Procure pedalar sempre em linha reta.
  5. Evite ficar parando desnecessariamente durante o percurso. Isso atrasa a todos, pode causar choques entre as bicicletas e consequente, acidentes. Além de "encher o saco" de quem vem atrás que precisa desviar ou até mesmo parar e ficar retido atrás de você até que todos os outros ciclistas passem.
  6. Ande na mesma velocidade do pelotão. Nem mais, nem menos. Um grupo pedalando junto é um corpo só e você faz parte dele.
  7. Não deixe espaços vazios entre você e o ciclistas que vai a sua frente. Mantenha no entanto uma distância segura. Grandes vazios "quebram" o grupo prejudicando, por exemplo, ao ultrapassar cruzamento e prejudica os demais usuários das vias de trânsito.
  8. Se for ultrapassar avise a quem está na frente: - Vou ultrapassar; - Estou passando por sua direita/esquerda, etc.
  9. Sinalize sua intenção de mudar de direção. Estenda o braço esquerda se for para a esquerda. Faça o mesmo para a direita.
  10. Sinalize com o braço estendido para baixo e o dedo apontando para o chão se ver um buraco. Fale também.
  11. Se o trânsito estiver intenso, pedalem em fila indiana. 
  12. Geralmente quando se pedala em grupo adota-se utilizar uma das faixas deixando as demais para os carros. A melhor forma de transitar nessa situação é pedalar no máximo em dupla: um ao lado do outro. Jamais em três ou mais.
  13. Evite ao máximo realizar ultrapassagem utilizando a faixa que está reservada aos carros. Mantenha-se na mesma faixa já ocupada pelo pelotão.
  14. Não disperse. Saiu para pedalar em grupo, então pedale junto dos demais ciclistas. Você não está em uma corrida mas em um passeio entre amigos.
  15. Não deixe ninguém para trás. Se o pneu de alguém furar, pare! Você e o grupo. Fiquem juntos até que o problema esteja resolvido. Lembre que você pode precisar de ajuda e não vai gostar de ser largado no meio do caminho. Isto é solidariedade, respeito ao próximo e ao grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário