sábado, 21 de setembro de 2013

Lincoln Paiva






A ACIRN juntamente com a OAB, Procuradoria Geral do RN e Ministério Público recebeu em Natal o Sr Lincoln Paiva.
Ambientalista e consultor de Mobilidade Sustentável, membro da SLoCat (Sustainable Low Carbon Transport), coordenada pelo Departamento desenvolvimento socioeconômico da ONU. É também membro da Cities-for-Mobility, rede mundial de mobilidade urbana coordenada pela Cidade de Stuttgart, e do GT de Meio Ambiente e Mobilidade do Movimento Nossa São Paulo. 
É sócio-diretor do escritório de Consultoria de Mobilidade Sustentável Green Mobility e idealizador do Projeto MelhorAr de Mobilidade Sustentável.
Lincoln ministrou palestra no auditório da OAB e apresentou uma visão diferente sobre o tema mobilidade urbana. Em tempos onde muito se prega o uso do BRT e VLT como solução, não atentamos que até esses modais tem seus limites enquanto as cidades e suas populações estão sempre em constante evolução e crescimento. 
Segundo Lincoln, o ideal seria que a população não necessitasse de ônibus, carros ou trens para realizar os seus deslocamentos diários. Isso pode ser feito descentralizando os usos nas cidades. Os bairros deveriam ter funções residenciais e comerciais. Dessa forma as pessoas estariam próximas aos seus locais de trabalho e necessitariam tão somente dos pés ou bicicletas para chegar aos seus destinos.
Com a maior parte da população realizando seus deslocamentos próximos de suas residências, restaria a uma parcela muito pequena a necessidade do transporte seja ele público ou privado. Assim não teríamos o excesso de veículos nas ruas.
A ACIRN juntamente com alguns ciclistas ofereceram ao Lincoln um biketour na noite do dia 16 pelo centro antigo de Natal. Nosso palestrante também é um ciclistas, se desloca pela cidade utilizando bicicleta, ônibus, metrô e trem e por opção não possui carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário