terça-feira, 13 de agosto de 2013

Primeiros socorros para sua bike

É comum sair para um pedal e ter um pneu furado, uma marcha desregulada ou um parafuso frouxo a ponte de cair e te deixar na mão.
Para evitar ficar no mato sem cachorro deixamos aqui uma dica de equipamentos básicos que podem salvar seu pedal.

Kit para remendos de pneus:


  • Cola apropriada para remendo a frio
  • Remendos a frio de diversos tamanhos 
  • Lixa
  • Espátula
  • Uma câmara de ar extra.
- Mas porque eu deverei levar uma câmara extra?
- Por dois motivos: pode ser que a câmara danificada não possa ser recuperada com um simples remendo ou também para ganhar tempo. Você não precisa remendar de imediato a câmara furada. Use a reserva e na primeira parada que tiver um tempinho a mais, repare a que furou.

Conjunto de ferramentas

 Kits de ferramentas com chaves Alen, chave para corrente, chaves de fenda e philips. Desde que sua bicicleta possua blocagem nos eixos para facilitar a retirada das rodas. Com esse kit que mais parece um canivete Suiço você praticamente desmonta sua bicicleta por inteiro.
Caso a sua bicicleta não possua blocagem para retirar as rodas, leve uma chave de boca para afrouxar as porcas dos eixos.

Bomba de ar


De nada adianta carregar um kit de remendos se não é possível encher a câmara de ar. Há diversos modelos de bombas de ar portáteis no mercado. Desde as mais simples, básicas e baratas até modelos com manômetro e enchimento nos movimentos de ida e volta. A maioria delas (senão todas) vem com um suporte para fixar no quadro.


Para sair do prego todas se prestam ao serviço. Se possível tenha em casa uma bomba de ar manual, com manômetro e mangueira para calibrar o pneu antes de sair para o pedal ou para aquela manutenção caseira como troca de pneus.


Sempre que possível evite encher o pneu de sua bicicleta com as bombinhas manuais. Esta provoca um movimento no pito que gera atrito com o aro podendo levar aquele a rasgar e inutilizar definitivamente a câmara.

Pinça de sobrancelha

Calma! Não estou sugerindo você cuidar da aparência durante o pedal. A pinça de sobrancelha poderá ser muito útil para retirar um espinho, ponta de ferro ou prego que "gruda" no pneu e não conseguimos extrair com os dedos ou unhas (mesmo grandes). Se esse "corpo estranho" permanecer no pneu certamente irá furar todas as câmaras que você colocar ou remendar.

2 comentários:

  1. Quite remendo, bomba de ar, canivete de ferramentas eu encontrei bem baratinho no ebay (www.ebay.com). O problema é que como agora o dólar tá mais caro, na conversão o preço final também ficará. Mas o site é bacana, se encontra muito treco legal pra equipar a bike. Em inglês.

    ResponderExcluir
  2. já possui na minha bike um Bip Bike, acho q da marca atitude bike (comprei na Centauro de Natal), ele emitia um sinal sonoro bem agudo e chamava atenção pra motoristas de ônibus ao ultrapassá-los entre outras, mas ele caiu do seu trilho de conexão, penso q numa trilha e eu o perdi, achei q fosse bem simples encontrar outro mas já procurei pelo menos uns 5 anos em diversas lojas e até em cidades diferentes em Centauros e outros lugares q vendem acessórios mas nunca mais encontrei nada igual, lamentavelmente!

    ResponderExcluir