sábado, 10 de agosto de 2013

Bicicletas dobráveis

Muito utilizadas na Europa as bicicletas dobráveis chegam ao Brasil como uma contribuição para a mobilidade urbana e a intermodalidade.

As bicicletas dobráveis ajudam o ciclista urbano nos deslocamentos diários. Mesmo as grandes distâncias podem ser facilitadas com o uso desse tipo de bicicleta quando o ciclista pode percorrer trechos pedalando e embarcando sua dobrável em trens, metrôs e ônibus quando necessário cobrir um percurso maior.

A bicicleta dobrável vem sendo bem aceita em estabelecimentos comerciais ou instituições públicas desde que dobradas pois ocupam pouco espaço e se tornam discretas. Uma excelente notícia, pois não é comum encontrar locais seguros para guardar bicicletas como bicicletários e paraciclos. Você pode até dobrar sua bike, colocar dentro de um carro de supermercado e ir as compras (desde que não seja necessário encher o carrinho). Acredite, isso já aconteceu comigo e ninguém me incomodou.

Então posto aqui uma avaliação com aspectos positivos e negativos que o ajudarão na compra de uma bicicleta dobrável.

Dobrar a bicicleta

Como o tema é bicicleta dobrável começarei por este aspecto, afinal é justamente a possibilidade de dobrar que nos chama atenção. Dobrar e desdobrar é muito simples e rápido. Não necessita de nenhuma técnica especial e após praticar um pouco você estará bastante familiarizado. O braço que segura o pedal necessita estar em uma posição específica para conciliar com o guidão e isso você irá perceber logo. Memorize a melhor opção e antes de dobrar já deixe-o na posição correta. Recomendo também fazer uma marca no canote para "memorizar" a altura que mais se adequa ao seu biotipo. Dessa forma ficará mais ágil e confortável sem a necessidade de realizar mais alguns ajustes após desdobrar.

Dobradiças

Tenha cuidado especial com este item. As dobradiças devem ser resistentes e os sistemas de segurança para evitar que abram acidentalmente, eficientes e confiáveis. Aberturas inesperadas ao pedalar podem causar sérios acidentes. Pesquise e procure opiniões de quem já usa. Particularmente posso recomendar os sistemas de segurança da Dahon e da Caloi Urbe pois são dois modelos que conheço bem e se mostraram confiáveis.

Tamanho do aro

Há no mercado diversos modelos de bicicletas dobráveis. Embora as que utilizam aro 20" sejam as mais conhecidas, há ainda modelos equipados com aros 16", 24" e 26". Quanto menor o aro, menos confortável será o ato de pedalar ao passar por ruas e estradas que não possuem boa pavimentação. Aros menores são mais sensíveis às imperfeições e os impactos serão mais sentidos pelo ciclista, além disso encontrar pneus mais especializados para aros 16" será mais difícil. Os de diâmetro maior diminuem a portabilidade e a capacidade de guardar ou esconder quando dobradas.

Dirigibilidade

No trânsito a distância entre eixos fará uma grande diferença na hora de manobrar. A curta distância entre eixos das dobráveis facilita bastante as curvas mais fechadas que necessitam de um raio de curvatura menor para, por exemplo, circular entre carros.

Conforto

Regra geral: quanto menor o aro, menos confortável será a dobrável. Utilizar um selim acolchoado ajudará bastante a reduzir o desconforto com a trepidação porém irá retirar um pouco do rendimento ao pedalar.
A pressão utilizada no pneu influenciará no conforto, na velocidade e agilidade. Pneus de alta pressão (80 a 110 psi) deixarão a bicicleta mais leve, rápida e ágil porém a rolagem ficará mais dura e desconfortável. Um problema para quem pretende circular a maior parte do tempo sobre vias irregulares como paralelepípedos. Porém em asfalto estará no paraíso! Já os pneus mais largos e de pressão mais baixa deixará a bicicleta mais confortável com a consequente perda de rendimento porém não vejo isso como um problema. Lembre que bicicletas dobráveis tem como principal função o deslocamento.
Alguns modelos oferecem boas opções nos ajustes das alturas do canote do selin como também da haste do guidão adaptando a bicicleta a diversos padrões de altura do corpo humano porém não é possível ajustar a distância horizontal do guidão pela impossibilidade de trocar a "mesa"

Velocidade

Não se preocupe em possuir uma dobrável de corrida. Você não irá precisar pedalar a 30 km na cidade. Em grande centros como São Paulo a velocidade média dos carros giram em torno de 18 km/h. Em uma dobrável você mantém facilmente 15 km/h utilizando apenas uma catraca com sete velocidades. A combinação entre coroa e catraca nas dobráveis foi pensada para oferecer ao ciclista urbano as velocidades necessárias ao deslocamento urbano. Mas é claro que nada impede de fazer um upgrade e aumentar as possibilidades.

Freios

Esse é um item fundamental como em qualquer outra bicicleta porém sem a necessidade de grandes investimentos. Na grande maioria dos casos os V-Brakes são suficientes e a mudança das sapatas para modelos mais especializados já surtirão um grande efeito. Em modelos mais técnicos (e caros) os freios a disco estão presentes.
O uso de trocadores do tipo grip shift podem ser mais úteis que os do tipo rapid fire pois sobem ou descem as marchas com mais facilidade e agilidade.

Capacidade de carga

Para uso urbano o bagageiro é componente básico em uma bicicleta. Atualmente muitos modelos já vem equipadas com este acessório e recomendo escolher uma bicicleta que já possui este item ao comprar. Primeiro porque já está lá e evitará que você necessite realizar uma compra extra que provavelmente será via internet com o acréscimo do custo do frete.
Provavelmente você encontrará dificuldades em encontrar um alforge adequado para sua pequena dobrável. Os existentes no mercado são grandes demais para o padrão de bagageiro mas já há empresas se especializando em alforges menores para bicicletas dobráveis e seus bagageiros originais.
Há ainda uma versão maior de bagageiro para acomodar alforges maiores utilizados em cicloturismo como o que é fabricado para a Dahon.
Os alforges de topo são uma excelente opção. Não possuem grande capacidade de carga mas é o necessário para transportar calça e camisa e até um par de sapatos. Um bom exemplo a citar é o Rack Top Pack da Deuter.
Lembrando que carregar mochila nas costas é uma solução para transportar os utensílios de uso diário porém o contato da mochila com as costas dificultará a evaporação da transpiração contribuindo para o aumento do suor.

Paralamas

Item fundamental para quem usa a bicicleta como meio de transporte. Girando, o pneu irá jogar água em você ao passar em uma poça d'água caso não tenha paralamas. Pedalar na chuva então é banho de lama na certa. Não compre uma dobrável se esta não possuir paralamas como item básico. A maioria dos modelos possuem e não justifica escolher uma bicicleta dobrável que não possua.

Retrovisor

Não descuide dos cuidados com a sua segurança. Nesse aspecto é recomendável o uso de um bom retrovisor que deverá ser fixado do lado esquerdo uma vez que você estará pedalando a maior parte do tempo a direita das vias. Utilizo um de moto. Depois de comprar alguns modelos específicos para bicicleta percebi que ainda precisam evoluir para se tornarem eficientes. Uso também um retrovisor no capacete que auxilia o afixado no guidão.
Além de contribuir para a sua segurança, o retrovisor irá ajudar na condução de sua bike pelas ruas. Facilitará a troca de faixa com segurança desde que você não abuse da auto confiança.

Pedalando

No início será um pouco estranho. A baixa distância entre eixos deixará a bicicleta muito ágil e "nervosa". Depois de alguns quilômetros você estará adaptado.
As bicicletas dobráveis tem como objetivo principal o uso urbano, ou seja, levar você de um lugar a outro com a facilidade da portabilidade e guarda em pequenos espaços além de facilitar o acesso aos locais.
Não espere uma super bicicleta capaz de salta meios-fios, atingir grandes velocidades ou encarar trilhas. É como comparar uma mountain bike com uma speed. Cada uma no seu devido lugar e de acordo com a proposta de uso. Não é melhor ou pior, é bicicleta dobrável.
No dia-a-dia você irá perceber a vantagem de ter uma bicicleta dessas quando precisar estacionar e não houver um local viável ou ao saír pedalando em um belo dia de sol e voltar para casa transportando sua bicicleta dentro de um ônibus sob temporal.
Também irá perceber a facilidade de se deslocar no trânsito congestionado devido a curta distância entre eixos e com o tempo "sentirá" que a sua bicicleta é uma extensão do caminhar. Isso aliás, é um grande facilitador dos usuários de bicicleta como transporte: para se tornar um pedestre basta descer da bike. Aí você poderá caminhar pelas calçadas empurrando a bicicleta ou cruzar canteiros evitando aquele retorno mais distante.
Nas subidas há alguma dificuldade pois a geometria não ajuda. Em rampas mais íngremes a solução é descer e empurrar. Isso se resolve fazendo uma boa escolha nas rotas de deslocamento. As vezes é melhor aumentar um pouco a distância e evitar grandes rampas e assim diminuir a transpiração.
Como ainda são novidades no Brasil, as dobráveis chamam atenção das pessoas e causam certa simpatia. Isso pode ser um aliado no trânsito. E para completar, é fácil entrar em prédios públicos ou privados com sua bike dobrada. Até agora nunca tive dificuldade. Nem cara feia fizeram para mim!

Abaixo alguns links de fabricantes que produzem bicicletas dobráveis:
Dahon
Brompton
Caloi
Blitz
Btwin
Durban

Por Clebson Melo
clebsonmelo@gmail.com

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