quinta-feira, 6 de junho de 2013

Prefeitura lança programa para incentivar prática do ciclismo

A Prefeitura de Natal anunciou, na manhã desta quarta-feira (5), o lançamento do projeto CicloNatal, que terá início a partir do próximo domingo (9). A boa notícia foi dada pelo prefeito Carlos Eduardo, durante reunião com representantes da Federação Norteriograndense de Ciclismo e membros de associações da modalidade, realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. O projeto CicloNatal é mais ação do programa “Nossa Cidade Mais Saudável” criado em maio pela Prefeitura e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer e Copa do Mundo (Secopa).

Para o titular da Secopa, Luiz Eduardo Machado, o CicloNatal irá  estimular não apenas o lazer, mas o ciclismo como esporte a ser praticado por todos. “O ciclismo, além de ser uma forma de lazer, é um esporte que pode ser praticado por pessoas de todas as idades e acredito que o CicloNatal trará essa conscientização entre as pessoas, que podem ir ao local, inicialmente para se divertir, mas que com o passar do tempo, irão levar o esporte a sério. Acredito que essa ação terá bons resultados”, disse.

Com a implantação do CicloNatal, todos os domingos, das 7h às 12h, a faixa esquerda da avenida Hermes da Fonseca será interditada nos dois sentidos, no trecho compreendido entre a Praça das Flores até o cruzamento com a avenida Alexandrino de Alencar. O trecho será exclusivo para a circulação de ciclistas, pois o acesso será controlado pelos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Profissionais de educação física da Secopa estarão no local orientando os ciclistas sobre a forma correta de alongar, praticar exercícios e manter a postura correta. Ao longo do percurso, também haverá tendas  com distribuição de água e área de atendimento médico.

Para o prefeito Carlos Eduardo, a quantidade de ciclistas que existe na cidade pede soluções imediatas que serão tomadas pela Prefeitura. “O ciclismo atualmente é uma realidade no Brasil e não podemos ignorar esse público. O número de bicicletas circulando pela cidade aumentou consideravelmente em Natal, isso sem contar com os grupos de ciclistas profissionais que precisam de um espaço apropriado. Não podemos deixar de discutir esse assunto e buscarmos soluções imediatas para atender as necessidades dos ciclistas natalenses. Esse é o primeiro passo para a implantação de ciclovias em toda a cidade”, afirmou o prefeito.

A criação de ciclovias nos principais corredores da cidade é uma reivindicação antiga entre os que utilizam bicicletas por lazer e, principalmente, por quem as utiliza como meio de transporte. Contudo, apesar da iniciativa da criação do CicloNatal, os ciclistas demonstraram suas insatisfações durante o encontro com o prefeito Carlos Eduardo. “A iniciativa do CicloNatal para o lazer das população é louvável, mas queremos ciclovias permanentes na cidade. Quem utiliza bicicleta diariamente para se locomover, sente essa necessidade. Não basta direcionar uma espaço apenas para lazer. Ciclistas estão sofrendo acidentes por falta de espaço nas vias e a Prefeitura tem que tomar uma posição, pois para muitos ciclistas, o uso da bicicleta é a única forma de se deslocar por não terem como pagar pelo transporte público da cidade”, afirmou o representante da Associação de Ciclistas de Natal, Fabiano Silva.

Durante a reunião, os representantes dos ciclistas também questionaram mudanças no projeto de Mobilidade Urbana para a Copa do Mundo,  que segundo eles, excluiu a criação das ciclovias nas principais vias. Diante dos questionamentos, o prefeito Carlos Eduardo afirmou que a criação de ciclovias permanece nos projetos de mobilidade. “Temos vários projetos de implantação de ciclovias em Natal. Uma irá contemplar a nova orla em toda a sua extensão. Outra, faz parte do Lote 1 da Copa que passará pelos principais locais. Também será implantada uma que irá do Parque das Dunas até o Parque da Cidade, no prolongamento da avenida Prudente de Morais. Com certeza, nos próximos anos, as ciclovias farão parte da nossa cidade”, afirmou.


Fonte:  http://jornaldehoje.com.br/prefeitura-lanca-programa-para-incentivar-pratica-do-ciclismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário