sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Um domingo sem igual: numa Floresta de Cata-ventos

Aconteceu no último domingo, dia 13 de novembro, o II Cicloturismo para Diogo Lopes, foi um extraordinário sucesso!
Os ciclistas que participaram foram: André Martins, Angelike, Adisson, Claudia e Genival, Cristiane, Emanoel, Eduardo, Evando, Elane, Edivaldo, Gringo, Gabriel, Haroldo, Itanildo, Jac, Jean, Luis Antônio, Moab, Madson, Marconi, Milena, Matheus Noberto, Matheus Menezes, Marilu, Richardes, Raimundo, Roderick, Revoredo, Suely e Wagner; especial a Alisson que foi o nosso guia e a Madson e Eduardo que deram toda a assistência mecânica aos ciclistas presentes a esse tremendo sucesso que foi o II Ciloturismo para Diogo Lopes. Não podemos deixar de agradecer a presença de Pedro Brito, vice-presidente da ACIRN, estando conosco cedinho para prestigiar a nossa saída.
Promovido pela Associação dos Ciclistas do RN, participando trinta ciclistas da capital e dois ciclistas de Macau: Gringo e Jean, como também o ciclista Alisson do município de Guamaré.
O passeio turístico ciclístico pelo litoral para Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão, começou na praia da Ilha do Presídio, após a travessia de barco cedido pela prefeitura do município de Guamaré, num percurso de aproximadamente 200 metros. O nome deste local é devido a presença de animais que seus donos colocavam na ilha para pastar e ficavam presos com a maré alta.

O trecho inicial do pedal na ilha, não é muito bom, devido a beira mar, possuir um terreno macio; tivemos que esvaziar um pouco os pneus das bicicletas.

A beleza do local é indescritível, de um lado avistávamos o farol e a cidade de Galinhos, mais a frente um mar com seu azul turquesa e do outro lado uma imensa floresta de manguezal.
Uma outra floresta surgia a nossa frente: a “Floresta dos Cata-ventos”, depois de passarmos para a Praia do Minhoto, em uma barraca de praia fizemos o nosso abastecimento de água mineral. Todos estavam orgulhosos pelo maravilhoso cenário, pois, estávamos cientes do quanto isso representa para a economia do estado, na geração de energia limpa, como também é um importante parque e um forte aliado frente às mudanças climáticas. A partir desse trecho, o nosso pedal deixou de ser na beira do mar para ser exclusivamente na estrada de barro e numa área de dunas.



Daí em diante, estávamos cercados por dunas, e as torres das eólicas que avistávamos por todos os lados. Seguíamos em direção ao povoado de Sertãozinho, que é a primeira comunidade da RDS. O céu estava com seu brilho de um sol majestoso, parecíamos que não iríamos chegar, depois de atravessar algumas salinas e pedalar na lateral de um manguezal, finalmente avistamos a primeira casa da localidade.
O único pneu de bicicleta furado foi da ciclista Cristiane, e Jac namorada de Moab com todo esse cenário deslumbrante não conseguia parar de fotografar. Suely, amiga de Roderick, fazia um bom tempo que não andava de bicicleta, mas conseguiu realizar todo o percurso.
Depois de rodarmos 33 quilômetros chegamos ao nosso destino, o restaurante do Rancho, no povoado de Diogo Lopes, no local existe uma instalação de um teatro, bastante grande. O restaurante fica numa localização privilegiada, almoçamos com uma vista espetacular, de mar, dunas, barcos e muito verde dos mangues.
O Sr. Arafran da prefeitura de Macau, deslocou-se até a comunidade de Diogo Lopes, mas infelizmente não foi possível o nosso encontro. Haroldo Mota presidente da ACIRN, e Angelike, agradeceram o carinho e a receptividade que receberam por parte do Sr. Élio e Valfran coordenador do Rancho.
Depois de entregarmos os livros para a doação da biblioteca da localidade é uma árvores de pau brasil seguimos o caminho de volta para Natal.
Agradecemos todo o apoio recebido pela prefeitura do município de Macau, ficamos ciente do quanto a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão é um importante ecossistema de preservação para o presente e futuro do nosso patrimônio ambiental do estado e segurança da biodiversidade do planeta.
Esperamos poder contar com todos, para a terceira edição no próximo ano em 2012.
Crédito das fotografias: André Martins, Gringo e Haroldo Mota
Texto: Haroldo Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário