sexta-feira, 17 de junho de 2011

Matéria na Tribuna do Norte

Natal

Natal, 17 de Junho de 2011 | Atualizado às 22:10

Sem espaços próprios, ciclistas arriscam a vida pelas ruas de Natal

Publicação: 17 de Junho de 2011 às 00:00
Isaac Lira
repórter

Os benefícios do ciclismo para a saúde e para a melhoria do sistema de transporte são inegáveis, mas ainda irá demorar para que um projeto de incentivo do uso de bicicleta saia do papel em Natal. O projeto para implantação de 48 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas na cidade está pronto, dentro do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, apresentado no último mês, contudo, de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, não há previsão para início das obras. Os R$ 10,6 milhões necessários ainda não foram assegurados pela Prefeitura.
Adriano AbreuNatalense não encontra infraestrutura adequada para usar bicicleta como meio de transporte ou para prática de exercício. Quando insistem em sair às ruas, disputam espaço com os demais veículosNatalense não encontra infraestrutura adequada para usar bicicleta como meio de transporte ou para prática de exercício. Quando insistem em sair às ruas, disputam espaço com os demais veículos

Segundo o engenheiro de transporte da Semob, Fernando Melo, que fez parte da equipe que produziu o Plano Cicloviário de Natal, a Secretaria tenta nesse momento conseguir recursos para tirar o projeto do papel. "Estamos buscando recursos e por isso não tem previsão. Alguns pontos já estão garantidos no PAC I e no PAC II e também no Pró-transporte. O restante das áreas ainda estão em análise", explica Fernando Melo. Os técnicos da Semob acreditam que o projeto é importante pela diminuição dos riscos para os ciclistas e pelo incentivo do uso da bicicleta.

A intenção é interligar as quatro zonas da cidade através das ciclofaixas e ciclovias, quando o Plano sair do papel. Como se trata de um projeto considerado "caro", haveria três etapas para viabilizá-lo: na primeira, as ciclovias da Zona Leste e do Centro; na segunda, das Zonas Norte e Oeste; por fim, o equipamento da Zona Sul (veja quadro com detalhamento). Corredores como o que liga a Zona Norte com Ponta Negra, através da Ponte Newton Navarro, e a Zona Norte e o centro, através da Ponte de Igapó e avenida Mário Negócio serão contemplados. "A idéia é que o natalense possa percorrer as quatro zonas da cidade de bicicleta", aponta Fernando Melo.

A intenção da Semob está calcada no fato de que, além de ser um exercício físico e uma forma de lazer, o ciclismo é meio de transporte para milhares de pessoas em Natal. Segundo estatística disponível no Plano Municipal de Mobilidade Urbana, cerca de 3% das pessoas na capital potiguar utilizam prioritariamente a bicicleta para se locomover. As estatísticas são visíveis nas ruas da cidade. O natalense usa a bicicleta para ir ao trabalho, para deixar e buscar os filhos no colégio, etc.

Alguns bairros se destacam nesse ponto. Em Nossa Senhora da Apresentação, há 3,5 mil viagens por dias à bordo de bicicletas. É o bairro campeão em Natal, seguido de perto por Lagoa Nova, com três mil viagens, e Pajuçara, com 1,6 mil viagens diárias. Felipe Camarão tem 1,5 mil viagens diárias; Ponta Negra e  o bairro Nordeste têm mil viagens por dia. Os dados foram obtidos a partir de um estudo contratado pelo Departamento de Estradas e Rodagens em 2007, o que significa que podem haver mudanças significativas nesse panorama. Mesmo assim, são esses os números que sustentam o planejamento das linhas de ciclovias e ciclofaixas projetadas no Plano Cicloviário de Natal.

Um ponto importante, enfatizado por ciclistas e representantes de movimentos sociais, é a integração. Além de poder trafegar com as bicicletas com segurança por toda a cidade, é necessário criar locais onde haja integração com os terminais de ônibus e estações ferroviárias. Em Parnamirim, na estação de trem, existe um projeto improvisado, onde os usuários do trem podem ir até a estação de bicicleta e deixar o equipamento na própria estação, acorrentado a uma barra de ferro. Originalmente, seria necessário implantar um "bicicletário", no qual as bicicletas podem ser acorrentadas com maior segurança. No projeto da Semob, há a previsão de nove bicicletários em Natal: sendo dois na Zona Norte, três na Zona Leste,  três na Zona Sul e um na Zona oeste.

Quem pedala na cidade, conhece bem os perigos

Clodolado dos Santos tem 39 anos e sempre utilizou a bicicleta como meio de transporte pelas ruas de Natal. Morador da Zona Norte, ontem Clodoaldo tentava atravessar a Ponte Newton Navarro com sua bicicleta. Sem saber que uma das duas faixas tem local específico para ciclistas, ele se aventurava entre os carros. "Já passei algumas situações delicadas, até mesmo pequenos acidentes. Gosto de andar de bicicleta, sempre fui trabalhar pedalando, mas confesso que ando com medo", aponta. O discurso de Clodoaldo seria facilmente replicado por outros ciclistas em Natal.

É o que garante Haroldo Mota, presidente da Associação de Ciclistas do Rio Grande do Norte (Acirn). Junto de outras associações e Ong´s, a Acirn luta pelo incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte de Natal. O desrespeito aos ciclistas e a falta de um local apropriado e segura para pedalar são os principais entraves.

"Para andar com um mínimo de segurança é preciso adquirir uma certa experiência. Do contrário, é perigoso pedalar pela cidade durante o dia a dia", diz Haroldo, que se desloca somente por bicicleta por uma questão de ideologia. "Além de me exercitar, é uma contribuição para prevenir a poluição do meio ambiente", aponta.

Segurança

Segundo o presidente da Acirn, as ciclovias atualmente instaladas em Natal não deixam os ciclistas completamente seguros. "O que eles chamam de ciclovia na Via Costeira é na verdade um calçadão. Na avenida do Contorno, também não funciona", diz Haroldo.

Na avenida do Contorno, o que existe é uma ciclofaixa que, ao contrário da ciclovia, não precisa de obstáculo físico. Basta a sinalização. No projeto da Semob, são 18,16 quilômetros de ciclovias e 29,89 quilômetros de ciclofaixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário