domingo, 1 de maio de 2011

Projeto Trem Bike: primeira etapa em 30/04/2011


"Você entrou no trem
E eu na estação
Vendo um céu fugir
Também não dava mais
Para tentar
Lhe convencer
A não partir..."

Composição : João Donato / Caetano Veloso / Ronaldo Bastos
A música imortalizada na voz de Adriana Calcanhoto foi a inspiração, dentre outras, para a blogada de hoje.
Dormia feito um anjo quando o abusado, mas necessário despertador do celular insistiu em lembrar que tinha um compromisso assumido. Mais rápido do que imediatamente levantei da cama e entrei na roupa, partindo então para a parte chata do pedal: arrumar as bicicletas no carro. Muito embora tenha chegado a um conceito de funcionalidade, ainda tenho esse como um momento antipático da "coisa", porém, não tenho o luxo de ter alguém para fazer isso no meu lugar e também ainda não tenho essa necessidade.
Em vão esperei o telefonema de Bené, pois tinha celulado com ele no dia anterior e o homem disse que apesar de não saber do passeio, era quase certa a sua presença. Pensei com meu botões: Bené deve tá muito cansado, pois ele foi parido em uma estação ferroviária e com certeza gostaria de relembrar o nosso tempo de infância, quando saiamos de trem de Parnamirim-RN até Guarabira-PB. 
Sem Bené seguimos Claudia, Guilherme e eu até a estação ferroviária da Ribeira. Quando lá chegamos encontramos muitos ciclistas na concentração. Ótimo! As pessoas estão antenadas com os canais de comunicação da ACIRN.
Fotos e mais fotos. Muita euforia. Diversos filiados da ACIRN, do Rapadura Biker, do Biker Tirol , ciclistas que tomaram conhecimento do passeio e vieram compor o grupo.
Na hora de passar na roleta foram contabilizados 44 ciclistas e suas respectivas "montarias". Ingressamos de forma ordenada no trem e ocupamos o último vagão, especialmente a nós destinados. Já acomodados fomos informados que um imprevisto atrasaria a saída do trem. Desce todo mundo. Fotos, resenhas e expectativas.
Nova ordem de embarque e voltamos aos nossos lugares. Às 07h05min iniciamos o trajeto. A primeira impressão não foi das melhores: o vagão é demasiadamente quente. Quem está acostumado a pedalar no sol escaldante do Nordeste reclama no início, mas logo acostuma.
No caminho outra pequena decepção: é muito difícil "curtir" o panorama, pois as vidraças das janelas do vagão são sujas, sequer permitindo que façamos boas fotografias.
Vencidos os percalços chegamos ao nosso objetivo por volta de 08h20min. Na estação de Ceará-Mirim fomos recepcionados por integrantes das Secretarias de Turismo, Administração, Guarda Municipal e uma ambulância da Secretaria de Saúde, os dois últimos nos acompanharam por todo percurso.. Lá também estava o nosso guia, Lorran, previamente contactado para nos acompanhar durante nossa estada na cidade.
Seguimos até o Mercado Público Municipal e lá cada participante ficou à vontade para escolher o melhor local para degustar o seu café da manhã. Como era dia de feira o ambiente estava repleto e foi muito bom sentir o clima típico  de "paisagem do interior". As pessoas dentro do mercado queriam saber quem somos e qual o nosso objetivo. Foi um momento especial do passeio.
Após a meia hora combinada para o café subimos nas bicicletas e descemos no rumo da igreja Matriz.de Nossa Senhora da Conceição. Ali recebemos informações sobre a história do lugar e constatamos uma das mais belas praças do nosso Estado. Mais fotos e o ensaio para uma rápida vaia a um carro de som que insistia em poluir o ambiente com propragandas incompreensíveis.
Iniciamos então o percurso do Roteiro dos Engenhos, sendo a primeira parada no Museu Nilo Pereira, antiga casa grande do Engenho Guaporé. É um local muito bonito, porém totalmente abandonado e tendo como habitantes ferozes maribondos, impossibilitando assim uma visita mais aprofundada. É lamentável que um local daquele, repleto de histórias, esteja totalmente desprezado pelo poder público. Vejam só o que encontrei escrito por Alexandro Gurgel, no sítio Natalpress.com, em 15/04/2006 (www.natalpress.com):
"O Museu Nilo Pereira, antiga Casa Grande do Engenho Guaporé, construído em 1850, é de grande importância para a história do RN. Uma das razões é que abrigou o governador da Província, Vicente Inácio Pereira, por volta de 1860. Completamente entregue às traças e morcegos, o Museu Nilo Pereira pertence à Fundação José Augusto, que usa o lugar como depósito".
Desolados com a desídia recalcitrante, mas esperançosos de que algo seja feito para revitalizar o lugar, seguimos pela RN 064 e depois adentramos na RN 160. Logo no início dessa via evidenciamos o péssimo estado de conservação, com uma buraqueira que nos fez lembrar a atual situação das ruas de Natal. Após uma curva fechada à esquerda avistamos algumas edificações bem conservadas  e recebemos do guia a informação de que ali estava situado o Engenho Verde Nasce, cuja história é bastante interessante . Registro que foi mantido um contato com o gerente-proprietário do lugar, que foi muito solícito e colocou-se à disposição para que agendassemos uma visita.
Como o nosso horário já estava previamente estabelecido voltamos rapidamente ao local de embarque. Aguardamos por alguns minutos e logo que o trem encostou ocupamos nossos lugares. Bastou entrar no trem para cair o maior pé d´água.
Na volta tivemos a oportunidade de adquirir o tradicional grude na estação de Extremoz e constatamos nas expressões de cada um dos presentes vários sentimentos: cansaço, alegria, deslumbramento, descobrimento e euforia.
Chegamos na estação da Ribeira no horário programado, 12h30min, sendo recepcionados por Seu Cuca e sua tradicional caixa térmica contendo alguns "energéticos".
O trajeto de trem foi de 39 Km (pensei que fosse menor!) e o percurso pedaladado foi de aproximadamente 13 Km.
A CBTU merece parabéns pela parceria e todos os seus profissionais foram bastante atenciosos em ambas as estações.
A Prefeitura de Ceará Mirim também merece ser referida, pois apesar do pouco tempo de contato conseguiu fornecer um apoio.
Conhecemos também o Presidente da Fundação Nilo Pereira, senhor Waldeck Araújo de Moura, que demonstrou total interesse em parceria.
Destacamos os ciclistas de Mossoró (Alex Polary e Alexandre Neo) que vieram exclusivamente para o evento.
Também presente o fotógrafo Assis Oliveira com seu olhar profissional, cobrindo a concentração, o embarque e a saída do trem.
Alegria na hora do embarque.

Biker Tirol, Rapadura Biker, Bicicletada e Zuandeiros: esse é o espírito da ACIRN.

Estacionamento das bicicletas no Mercado de Ceará Mirim.




 

Um comentário:

  1. No trajeto feito com bicicleta vocês tiveram dificuldades com o relevo? A troca de marcha variou como? Tem como comparar o trajeto, nesses termos, com parte da zona cidade de Natal (sem ZN) ou com parte do litoral do sul (Rota do Sol)? Pois acho que conheço bem esses trechos.

    Pergunto essas coisas por que uso uma bicicleta sem marchas, mas sou bem disposto, de modo que faço "Ponta Negra - Camurupim" (ida e volta) com tranquilidade.

    Quanto vocês gastaram com o passeio? E o trem?

    ResponderExcluir